O que dizem sobre nós #2
Neste espaço olhámos para a repercussão (media, instituições, outras entidades) que o projeto da "Sala de Leituras do Futuro" tem e irá ter a nível local, regional e nacional.
Referência: Município de Barcelos (2016). Seminário Internacional "Sala de Leituras do Futuro".
<http://www.cm-barcelos.pt/noticias/arquivo/copy2_of_2015/copy4_of_janeiro/seminario-internacional-sala-de-leituras-do-futuro>.
Citação integral:
O Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, e a Vereadora da Educação, Armandina Saleiro, marcaram presença no I Seminário Internacional "Sala de Leituras do Futuro", que decorreu no Auditório dos Paços do Concelho, no dia 2 de julho. Integrado no programa da 34.ª Feira do Livro de Barcelos o Seminário é uma parceria da Câmara Municipal com a Universidade do Minho e a Escola Básica e Secundária de Vila Cova.
O Seminário Internacional contou também com a presença do Secretário de Estado da Educação, João Costa, que referiu que “esta iniciativa torna possível um novo cenário para a reconstrução de novos métodos para ensinar e aprender na escola atual”. João Costa frisou também que “ já é consensual o papel da leitura no desenvolvimento dos indivíduos, ler hoje implica o desenvolvimento de novas capacidades no tratamento de informação e na pesquisa, na gestão da informação, bem como o domínio de tecnologia e de literacia digital”.
A iniciativa reuniu vários especialistas e teve como grande objetivo promover o debate e reflexão em torno da construção de novos cenários de estudo e aprendizagem em espaço de leitura, tendo em conta as novas tecnologias e o ambiente digital.
O coordenador do evento, Paulo Faria, salientou a importância de "repensar o papel da pedagogia, da tecnologia e do design em contexto educativo, a partir da leitura (literária e científica) na escola".
Também durante o Seminário foi lançada a construção da primeira Sala de Leituras do Futuro, que terá lugar nas instalações da Escola Básica e Secundária de Vila Cova.
Este projeto é apoiado pela Câmara Municipal e é financiado pela Fundação Montepio, no âmbito de um concurso que a Escola Básica e Secundária de Vila Cova venceu.